Bebê com barriga inchada: Saiba como tratar isso e o que pode estar causando o problema!

mae massageando barriga de bebe para representar bebe com barriga inchada

Toda mamãe, independentemente de ser de primeira viagem ou não, sabe bem que é horrível ver seu pequeno sentindo dor. Por isso, é muito importante estar atenta caso veja o bebê com barriga inchada, pois isso pode ser um problema mais sério.

Seu bebê está sofrendo com esse problema e você quer saber como ajudá-lo? Então confira nosso artigo e tire suas dúvidas!

Como tratar o bebê com barriga inchada e chorando?

Caso seu pequeno esteja chorando muito, com a barriga inchada e você notou que são gases, o mais comum é que isso seja cólica. Isso acontece porque o sistema cerebral e intestinal do pequeno ainda não estão bem formados e ele pode acabar não eliminando as fezes e gases muito bem.

Por isso, o melhor tratamento é oferecer algum remédio específico para cólica em bebês, como o Colikids, afinal, esse é um processo normal até o corpo da criança se acostumar. O Colikids é um medicamento a base de bactérias benéficas para a flora intestinal, por isso, ele não oferece nenhum risco à saúde do bebê ou reações adversas.

Além dele, outras dicas para tratar a dor do seu bebê são:

  • Massagear o abdômen do bebê;
  • Dar um banho morno nele;
  • Colocar o pequeno em contato com a pele de um dos pais;
  • Aquecer o abdômen da criança com alguma bolsa de água quente.

termometro proximo a um bebe para representar bebe com barriga inchada

E quando ele também tem febre?

Caso seu bebê esteja com a barriga inchada e também apresente febre, é necessário se preocupar com a situação dele. Se seu filhote está com mais de 37,5º C é sinal de que o corpo está se defendendo de alguma ameaça externa.

O ideal é que você leve o pequeno imediatamente ao médico e tome alguns cuidados como:

  • Não agasalhar a criança excessivamente;
  • Arejar o ambiente em que ele se encontra;
  • Dar um banho morno nele;
  • Massageie a pele do bebê com uma esponja umedecida;

Uma das causas da barriga inchada com febre nos bebês é a apendicite, que acontece de repente e causa dor próximo ao umbigo. Esse problema é raro em crianças menores de 5 anos, mas caso seja identificado é necessário levar o bebê ao pronto-socorro, pois o problema pode ser fatal.

E o que é o bebê com barriga inchada e vomitando?

Além da febre, outro sintoma que deve preocupar a mãe é a ocorrência de náuseas e vômitos, pois isso pode significar uma intoxicação alimentar.

Infelizmente essa intoxicação é comum logo após o bebê deixar de tomar leite e passar a ingerir comida, já que o sistema gastrointestinal da criança ainda está se preparando contra as bactérias externas.

Contudo, a intoxicação pode levar à desidratação ou o desenvolvimento de uma virose que pode ser fatal para o sistema imunológico fraco da criança.

Por isso, se você notou, além da barriga inchada e vômitos, outros sintomas como coração acelerado e mucosas secas, forneça ao seu bebê algum soro e leve-o imediatamente ao médico.

Em alguns casos, quando a criança vomita até o próprio soro, é necessário injetá-lo na veia, portanto, não adie o tratamento. Além disso, mantenha os alimentos sempre refrigerados e nos primeiros meses da alimentação, evite insumos processados. Assim você evita problemas futuros.

Gostou das nossas dicas ou tem mais alguma para acrescentar? Deixe seu comentário aí embaixo!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *