Ciclo menstrual: como ele funciona, quais as etapas? Você conhece seu ciclo?

ciclo menstrual

Toda mulher possui um ciclo menstrual, sendo que alguns podem ser um pouco mais longos e outros um pouco mais curtos, mas geralmente eles duram cerca de 28 dias. O ciclo é dividido em três fases e entende-lo é muito importante para entender o funcionamento do corpo da mulher.

Se você possui dúvidas sobre o ciclo menstrual, esse artigo é para você, pois a seguir nós iremos falar tudo o que você precisa saber sobre as principais fases desse ciclo.

O que é o período fértil?

O período fértil é um importante período do ciclo menstrual, pois é nele que a mulher poderá engravidar, pois ao contrário do homem ela não é fértil todos os dias, apenas em um curto período que dura aproximadamente 7 dias.

O período fértil se inicia no décimo quarto dia após o primeiro dia menstruação. Durante este período o óvulo que está maduro sai do ovário e vai para as trompas em direção ao útero, onde poderá ser fecundado pelo espermatozoide e gerar uma gravidez.

Embora a ovulação ocorra em apenas um dia, é considerado que o período fértil dura 7 dias, pois se a mulher tiver relações sexuais três dias antes ou três dias depois deste período ela ainda terá chances de engravidar, pois o espermatozoide ainda poderá fecundar o óvulo.

Fase lútea

Mais uma das fases do ciclo menstrual é a fase lútea, que consiste na última fase do ciclo menstrual e que começa logo após a ovulação, indo até o último dia antes da menstruação.

Essa fase irá variar de acordo com a situação do óvulo, ou seja, se ele foi fecundado ou não.

Se o óvulo for fecundado, quando ele for liberado irá aparecer o corpo lúteo (um tecido amarelo) no ovário. A função deste tecido é a de aumentar a quantidade de progesterona do corpo a fim de preparar o endométrio para alimentar o óvulo fecundado.

Cerca de 7 a 10 dias após a fecundação irá ocorrer sua implantação e assim os níveis de progesterona ficarão altos até o fim da gravidez.

Caso o óvulo não seja fecundado a fase irá ser caracterizada como pré-menstrual e por isso poderá gerar várias alterações hormonais na mulher, fazendo com que ocorra irritabilidade, alterações de humor, sensibilidade nas mamas e vários outros sintomas.

A menstruação

A menstruação é a primeira fase do ciclo menstrual, sendo que ela também é conhecida como fase folicular. Essa fase começa no primeiro dia da menstruação e pode durar até 12 dias.

Neste período o cérebro irá aumentar a produção de FSH, que faz com que os óvulos comecem a amadurecer, fazendo com que o ovário libere maiores quantidades de estrogênio, que é o hormônio responsável por fazer com que o revestimento do útero esteja pronto para receber uma possível gravidez.

A duração da menstruação irá variar conforme cada mulher. Mas geralmente ela dura entre 3 e 7 dias.

Ainda tem alguma dúvida sobre a menstruação? Então deixe um comentário que responderemos você em seguida!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *