Fungos na pele: Saiba quais problemas isso pode ocasionar e como tratar corretamente!

coceira na pele por causa de fungos

Se você está com fungos na pele e não sabe o que fazer para acabar com esse problema, você está no artigo certo, pois a seguir eu irei falar um pouco sobre os tipos de fungos que existem e como combatê-los.

Continue conosco e confira!

Quais são os tipos de fungos?

Os fungos na pele causam as micoses que variam de acordo com o tipo da infecção e do fungo presente na pele, as suas manifestações como a presença de manchas brancas, avermelhadas, ou escuras, coceira ou descamação da pele afetada, a formação de crostas ou fissuras entre outras manifestações, poderá ajudar a descobrir qual o tipo de fungo na pele e o seu devido tratamento.

Entre os principais tipos de micose de pele, destacamos as tineas, a pitiríase versicolor e a candidíase, todas causadas por fungos que são encontrados no solo como areia, terras normalmente de regiões rurais, ou mesmo na água, como piscinas, cachoeiras ou mar.

Além disso, os fungos poderão ser encontrados em animais ou ainda em outras pessoas, já que esta condição poderá ser transmitida a partir do uso de roupas ou mesmo por contato.

As micoses do tipo tineas, pode afetar a pele o cabelo e as unhas e os seus principais sintomas são o aparecimento de manchas vermelhas que apresentam bolhas e coceiras.

Já a pitiríase versicolor popularmente conhecida como pano branco provoca o aparecimento de manchas brancas na pele que podem surgir em diversos grupos ou também de forma isolada, o que dificulta na hora do diagnóstico. Normalmente as manchas causadas pelos fungos na pele se manifestam no tronco, nos braços, no rosto e no pescoço, podendo ser também avermelhadas ou escuras normalmente ficando mais evidente quando exposta ao sol.

Agora a candidíase pode ser caracterizada por causar lesões do tipo de fissuras, muito comuns nos cantos da boca e nas regiões onde ocorrem as dobras de pele, como nas axilas, embaixo das mamas, na virilha, e também na região genital, onde o fungo se manifesta com sintomas que incluem também manchas avermelhadas, coceira e até secreção de coloração esbranquiçada.

Qual é a melhor pomada para acabar com os fungos na pele?

Uma das formas mais indicadas por dermatologistas para tratamento de micoses, é através do uso de pomadas especializadas no combate aos fungos na pele, como, por exemplo, o Fluconazol, o Itraconazol, o Colpatrin ou esmaltes como o loceryl e a micolamina.

Poderá ser indicado também remédios de uso oral para combater a micose de dentro para fora.

salvia

Opção de tratamento caseiro para fungos na pele

O chá de Sálvia feita a partir de compressas na região é uma ótima opção para ajudar a cicatrizar e recuperar as lesões causadas pelos fungos na pele, no entanto caso não haja melhora dos sintomas em cerca de 10 dias é necessário procurar ajuda médica. Veja abaixo como preparar esta receita.

Ingredientes

  • Folhas de sávia
  • Água

Modo de preparo

Faça um chá com as folhas de Sálvia, e molhe uma gaze ou um pedaço de algodão com o chá. Depois é só passar a gaze por toda a região da micose.

Deixe agir tampando com pano limpo e repita o processo uma vez ao dia, mantendo a região sempre seca e limpa e os fungos na pele irão sumir.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *