Obesidade mórbida: Saiba mais sobre essa doença, como tratar e se prevenir dela!

A obesidade mórbida é um dos tipos mais graves da obesidade, por isso quem possui esse problema de saúde deve ir em busca de um tratamento o mais rápido possível.

Ainda não sabe o que é a obesidade mórbida nem como tratar este problema? Continue conosco e tire suas dúvidas a seguir!

Como tratar a obesidade mórbida?

A obesidade mórbida é o caso mais complexo entre todos os tipos de obesidade e o seu tratamento envolve diversas especialidades na área da saúde, como endocrinologistas, nutricionistas, educadores físicos e até mesmo psicólogos, até algum remédio para combater a fome compulsiva, como a sibutramina (leia sobre aqui).

Como a obesidade é provocada pela ingestão de calorias superior do que o que é gasto no organismo a forma de tratamento para obesidade mórbida não é muito diferente de todas as outras e começa pela dieta com menores ingestões de calorias em conjunto com a prática de atividades físicas, na qual estas duas mudanças não só resultarão em uma perda de peso e reversão da obesidade, mas também irá facilitar a manutenção de uma vida saudável do paciente.

Portanto, o primeiro passo para sair do quadro da obesidade mórbida é melhorar a qualidade de vida e mudar a sua alimentação.

Algumas mudanças simples que poderão auxiliar no tratamento são:

  • Limitar o consumo de bebidas adoçadas
  • Limitar o número de vezes em que o paciente e a família vai comer fora, pois muitas vezes esses momentos de descontração levam a pessoa a comer mais do que devia
  • Evitar o consumo de alimentos industrializados como biscoitos, bolachas e refeições prontas como lasanha, pizzas e etc;
  • Investir em frutas, legumes e vegetais;
  • Variar o cardápio com diversas opções, comendo um pouco de cada coisa.

O segundo passo é aumentar a prática de atividades físicas no seu dia a dia.

O ideal é que pessoas com sobrepeso pratiquem de 150 a 300 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada, mas muitas vezes seguir este padrão é muito difícil por parte de pessoas com obesidade mórbida e embora não seja o ideal qualquer movimento extra ajudará a queimar as calorias e contribuirá no tratamento.

Simples mudanças no hábito do dia a dia irão contribuir para isso, como estacionar mais longe das entradas das lojas, levantar-se e se mover periodicamente, executar tarefas domésticas, ajudar na jardinagem, lavar o próprio carro, entre outras.

Não hesite em procurar profissionais que contribuirão para o tratamento.

hipertensão

Quais as consequências da obesidade mórbida?

Diversas consequências poderão ser sofridas por parte de pacientes com obesidade mórbida que não são tratados como, maior probabilidade de desenvolver câncer, problemas emocionais, diabetes do tipo 2, hipertensão, colesterol alto e por sua vez aumenta a probabilidade de surgir doenças cardiovasculares, entre outros.

E como prevenir?

A melhor forma de prevenção da obesidade mórbida é procurar ajuda médica assim que começar a ter o sobrepeso. Pois esse problema geralmente consiste em um agravamento do sobrepeso de pessoas que ainda continuam a ignorar o caso e seguem com os maus hábitos.

Alguma dúvida sobre esse artigo de obesidade mórbida? Deixe um comentário que responderemos você assim que for possível!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *