Teste de farmácia pode falhar? Contamos aqui quais as chances disso acontecer! Confira

teste gravidez

O teste de gravidez é ideal para as mulheres que desejam saber se estão ou não em grávidas, pois ele é bem simples de ser feito e pode trazer resultados muito satisfatórios. No entanto, é comum que algumas mulheres fiquem em dúvida se o teste de farmácia pode falhar.

Se você também possui essa dúvida, saiba que este artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo sobre como ele funciona e como identificar se está errado. Continue conosco e confira!

Como funciona?

O funcionamento do teste de gravidez de farmácia é simples, pois ele irá apenas detectar a presença ou não do hormônio beta HCG na urina. É possível saber se a mulher está grávida ou não por esse exame porque quando ocorre a gestação o hormônio começa a ser produzido e por isso será identificado no teste.

O teste de farmácia pode falhar, no entanto, o nível de confiabilidade dele é de 95% a 99% e por isso, se ele for feito corretamente, as chances de trazer um resultado satisfatório são grandes.

Para conseguir melhores resultados com o exame, o ideal é que a mulher o faça assim que acordar, com a primeira urina do dia.

Como identificar que está errado?

Em alguns casos é possível que o teste de errado, principalmente quando:

  • A mulher teve um aborto recente
  • Uso de medicações que possuem hormônios
  • Infecção na urina

Nesses casos, o ideal é que a mulher faça um exame de sangue para saber se ela realmente está grávida ou não. Geralmente o resultado do exame de sangue não demora a sair e ele poderá trazer resultados completamente seguros.

teste

Falso negativo

Mais um caso em que o teste de farmácia pode falhar é quando acontece o que chamamos de “falso negativo”. Neste caso a mulher grávida faz o exame e ele dá negativo mesmo após o início da gestação.

O falso negativo pode acontecer por vários fatores, principalmente devido a mulher estar no início da gestação, onde o nível de HCG ainda não pode ser detectado pelo teste.

Em alguns casos também é possível que o teste de falso negativo devido a mulher ter consumido muito líquido antes de fazê-lo, assim a urina fica diluída em água e poderá alterar o resultado do exame.

Quando fazer?

Para conseguir ter resultados satisfatórios com o teste de farmácia, o ideal é que a mulher só faça ele 8 dias após a fecundação, pois este será o prazo necessário para que os níveis de HCG aumentem e possam ser diagnosticados através da urina.

Este hormônio só é produzido pelo corpo durante a gravidez, seu início se dá no momento em que o espermatozóide se une com o óvulo e é implantado no útero.

Quando a mulher opta por fazer o teste antes de 8 dias ela corre o risco de ter o falso negativo.

Ainda ficou alguma dúvida se o teste de farmácia pode falhar? Deixe um comentário que em seguida responderemos você!

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *