Traição: Deve ser perdoada? Como agir nesse caso? Saiba aqui!

traição tem perdão?

Traição tem perdão? Sim ou não? Cerca de 50% dos homens brasileiros já traíram, apontou estudos feitos em 2016, muitas das pessoas traídas se sentem impotentes após saber do fato e se questionam sobre o futuro do casamento após a descoberta. Na maioria dos casos o perdão acontece, mas existe a real necessidade de um recomeço de ambas as partes.

Traição em números

Em cada três casamentos, um termina em divórcio, mostrou pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), segundo a pesquisa a taxa de divórcios em 2016, foi de 31,4% levando em consideração 1,1 milhão de casamento, o que representa 344.000 separações no ano.

A traição não é um motivo que pode fazer a igreja anular um casamento, para se ter um casamento anulado pela igreja é necessário entrar com um processo no Tribunal Eclesiástico. A não ser que seja um matrimônio não consumado, que ocorre quando uma das partes não é batizada.

O casamento católico se baseia nas leis de Deus, que diz ser uma união de cumplicidade entre um casal e que somente a morte pode separar os dois. Porém as leis dos homens é mais branda, no Brasil um pouco tardia, pois somente em 1977 o divórcio foi oficialmente legalizado no país, o casamento era indissolúvel perante a Constituição de 1937.

Como lidar com a traição?

O advento das redes sociais foi um grande multiplicador dos casos de traição nos últimos tempos, qual homem, qual mulher nunca que deu uma espiadinha na rede social do antigo namorado ou do bonitão ou gostosona do prédio, pois então, aí já começa aquela stalkeada básica aquele convite para adicionar no Facebook. Obviamente isso não é traição, mas quando o convite e aceito e gera aquela conversinha no Messenger, sem contar que a desconfiança gera brigas entre o casal, principalmente quando o cônjuge pede pra dar aquela olhada na rede social, fora os que tem redes sociais fakes para poderem fazer o que quiserem sem ser observados pelos parceiros, no Brasil 62% dos casais checam as redes sociais dos parceiros regularmente.

A descoberta é sempre um momento muito doloroso, a mistura de sentimentos pode gerar: culpa, medo, desespero, angústia. Sentir medo em virtude a traição do parceiro é muito comum, o sentimento de não ter feito a coisa certa na relação pode trazer angústia e decepção. Em muitos casos nas discussões entre o casal, o traidor pode tentar culpar o traído na tentativa de causar um conflito de sentimentos.

Tem perdão?

Em muitos casos onde o perdão acontece, é comum a tentativa de uma nova aproximação entre o casal, para isso muitos tentam a terapia de casal como saída. A terapia é mediada por um psicólogo, que busca se aprofundar nos problemas do casal e sugere opções de como superar o momento pelo qual estão passando.

Um recomeço sozinho é uma opção que muitos tem após uma traição, às vezes a busca de uma melhor autoestima e a tentativa de um novo relacionamento é a melhor opção tendo em vista que muitos casos de traição ocorre em relacionamentos já desgastados.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *