Unha com mau cheiro: Descubra o que pode estar causando isso e como tratar!

imagem de unhas femininas sendo lixadas para representar unha com mau cheiro

A unha com mau cheiro poderá estar relacionada a uma unha inflamada que pode estar encravada causando dor, inchaço e vermelhidão onde em alguns casos pode haver também o acúmulo de pus no dedo atingido.

Deseja saber mais sobre o que pode ser a unha com mau cheiro? Confira a seguir!

O que é?

A inflamação da unha causadora do mau cheiro poderá ser pela queda de algum objeto nos dedos, pelo mau hábito de cortar os cantos das unhas, pelo uso de sapatos apertados ou de bico fino e infecções por fungos e bactérias.

Também há a possibilidade de você precisar de algum tratamento caseiro para micose de unha, mas não importa a causa, de qualquer modo uma unha com mau cheiro incomoda bastante e deve ser tratada o quanto antes.

Em casos mais graves pode haver a necessidade da extração da unha, por isso quanto mais rápido for realizado o tratamento, melhores serão os resultados.

Como tratar a unha com mau cheiro?

Casos mais simples em que a unha com mau cheiro não apresenta um sinal de inflamação grave o tratamento poderá ser feito até mesmo em casa, com o devido corte da unha causadora do odor e aplicação de analgésicos locais como pomadas com corticoide.

Para isso é necessário fazer constantemente uma limpeza com soluções antissépticas deixando a unha sempre seca, principalmente nos cantos dos dedos.

Esta etapa é crucial para que a unha não inflame ainda mais causando complicações posteriores.

Se necessário cubra a unha com uma gaze quando fizer a devida higienização e aplicação da pomada com corticoide.

imagem de dois pes representando unha com mau cheiro oca e com pus

E se ela estiver oca e com pus?

Para o caso de ser percebido que a unha com mau cheiro está apresentando um aspecto oco e com pus o ideal é que busque ajuda médica para que possa ser feito um tratamento da forma mais adequada sem causar maiores complicações.

Normalmente nesses casos o procedimento é realizado da seguinte forma:

  1. Eleva-se o canto da unha com mau cheiro utilizando-se uma espátula, afastando a unha da pele inflamada com um pedaço de algodão.
  2. Com uma tesoura devidamente esterilizada elimina-se a parte da unha que está inflamada causando o mau cheiro.
  3. Depois deve drenar todo o pus encontrado no local.
  4. Utilizando-se de cremes à base de antibióticos é feito um curativo no local.

Em alguns casos em que a unha inflamada apresenta uma forma mais grave utiliza-se também de antibióticos orais, sendo que eles só podem ser indicados por um médico.

Tem como evitar a unha com mau cheiro?

Alguns cuidados básicos poderão auxiliar de forma eficaz na prevenção da unha inflamada que normalmente causa o mau cheiro.

Dentre os principais cuidados básicos citamos:

  • Evitar que as unhas se inflamem, sempre fazendo o corte devido nas unhas, de modo que estas sempre fiquem retas, nunca atingindo os cantos;
  • Evitar o uso de calçados apertados e de bico fino durante o dia a dia;
  • No caso das mulheres, retirar somente o excesso da cutícula;
  • Em casos em que já é perceptível certo desconforto nas unhas e nos cantos dos dedos, usar emolientes e anestésicos locais para reduzir este desconforto e uma possível aparição de inflamação.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *