Vale Alimentação: Saiba todas as opções de vale e seus direitos como trabalhador!

vale alimentação

Muitas empresas estão vendo no vale alimentação a melhor oportunidade para conceder o benefício de alimentação aos seus funcionários, pois assim não será necessário mais conceder as cestas básicas ou um valor a mais no salário, apenas conceder o vale que é muito mais prático e simples.

Existem várias empresas que se destacam por seus excelentes cartões de vale alimentação, mas duas que merecem grande destaque são a Alelo e a Sodexo, mas você sabe qual é a melhor? Confira a seguir!

Sodexo ou Alelo

A Sodexo e a Alelo são empresas que possuem vale alimentação muito semelhantes, sendo que ambas proporcionam excelentes opções aos seus clientes e por isso atualmente são grandes concorrentes.

A disputa entre essas duas empresas faz com que elas sejam muito semelhantes, o que dificulta para que o cliente consiga escolher qual é a melhor, pois ambas possuem aplicativos próprios, formas de consultar saldo e extrato online e possui uma rede de credenciadas imensa.

Mas se você deseja saber entre Sodexo e Alelo, qual a melhor, é possível dizer que embora a Sodexo possua muito mais canais de atendimento as empresas que desejam contratar o serviço, entre a população a Alelo ainda é a empresa mais conceituada no mercado.

A empresa pode descontar?

Muitas pessoas ficam em dúvida se a empresa pode ou não descontar o vale alimentação do seu salário. Ao analisar a CLT é possível descobrir que a empresa não possui obrigação de conceder esse benefício aos seus funcionários, sendo que ela só é obrigada a fazer esse pagamento se estiver estipulado no contrato de trabalho.

Além do mais, a empresa que conceder esse cartão benefício ao seu funcionário poderá sim descontar uma parte do valor do salário dele, sendo que o valor descontado poderá variar de empresa para empresa, não podendo ultrapassar o valor de 20% do salário do funcionário.

As empresas que desejarem também poderá conceder esse benefício em dinheiro, assim ele será visto como um aumento salarial e embora não tenha descontos do salário está sujeito a descontos devido aos impostos. Quando a empresa decide descontar alguma parte do vale alimentação do funcionário, esse benefício deve ser concedido separadamente.

E vale refeição, o que é?

Outro tipo de benefício que também é muito comum de ser concedido pelas empresas é o vale refeição, e embora muitas pessoas pense que ele e o vale alimentação são a mesma coisa, não são.

O vale refeição é um cartão benefício no qual o funcionário pode realizar a compra das suas refeições já prontas enquanto está em seu horário de trabalho. Esse cartão é o que você leva para a empresa para se alimentar, e ele só poderá ser usado em restaurantes, padarias, redes de fast foods e demais estabelecimentos que vendem comida já pronta.

Ao contrário do que muitos pensam, o vale refeição, ao contrário do vale alimentação, não poderá ser usado em mercados e supermercados para que a pessoa possa comprar os alimentos para preparar suas refeições.

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe um comentário!

0 Compart.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *